(87) 98107-1237

NO AR

Boa Noite NT

www.radiontpe.com.br

Saúde

Benefícios da Laranja

Publicada em 23/12/18 as 19:36h por Radio Novo Tempo Pernambuco - 14 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A laranja é uma fruta pertencente à árvore laranjeira, que, por sua vez, faz parte da família rutaceae. A laranja tem o nome científico de citrus sinensis. Sua árvore tem porte médio e pode alcançar até oito metros de altura. Seu tronco em geral é da cor castanha e possui uma copa arredondada. Já o interior da laranja é formado por gomos, sendo que o sabor em geral varia do doce a um pouco ácido. Sua cor pode variar de acordo com o tipo da laranja.

Sua origem é um tanto controversa. Isso porque há relatos de plantações remotas que remontam para mais de 2 mil anos atrás, advindas majoritariamente da Ásia. A laranja foi alcançar a Europa apenas a partir da Idade Média, passando a circular posteriormente na Península Arábica, sendo que acabou se expandido de lá para todas as partes do mundo.

benefícios da laranja

A laranja foi bastante disseminada pelo Reino de Portugal durante as viagens marítimas e os “descobrimentos”. Os portugueses exploradores levavam sementes de diferentes frutas cítricas para os locais ocupados, que em geral se adequaram positivamente à cultura laranjeira. No Brasil, a fruta começou a ser plantada na Bahia e em outras partes do Nordeste, sendo que apenas depois foi levada para o Sul e o Sudeste, que permanecem até hoje como grandes produtores de laranja, liderados pelo Estado de São Paulo – além de paulistas e baianos, mineiros, sergipanos, paranaenses, gaúchos e paraenses são os principais produtores de laranja do país atualmente.

Rica em vitamina C, a laranja foi uma das grandes descobertas médicas do período das navegações, pois foi determinante na prevenção do escorbuto, que surge justamente devido à ausência desta vitamina no organismo humano.

TIPOS DE LARANJA

A laranja possui tipos característicos, que se diferenciam entre si. A seguir estão indicados os tipos de laranja mais fácies de se adquirir no Brasil. Veja:

Laranja Bahia: muito conhecida como laranja de umbigo, este tipo tem um sabor adocicado, além de uma polpa bem suculenta e casca bem amarelada;

Laranja da Terra: apesar de também ter uma polpa suculenta, a laranja da terra já tem um sabor mais ácido. Esta é muito mais aproveitada para a fabricação de compotas e para fazer sucos. Seu formato é pequeno e achatado;

Laranja Lima: das laranjas mais conhecidas e encontradas nas feiras livres, a lima possui menor acidez e um sabor doce mais intenso, sendo bastante consumida in natura ou mesmo em sucos. Sua casca é bem fina e de um amarelo bem clarinho;

Laranja Seleta: esta possui um tamanho de médio para grande, com uma casca bem amarela. Seu sabor é doce e ela pode ser consumida ao natural ou em sucos, como a laranja lima;

Laranja Pera: bastante suculenta, a laranja pera é pequena e possui como característica uma casca mais avermelhada. Muito usada também em sucos e compotas;

Laranja Barão: este tipo de laranja possui tamanho médio e uma polpa bem recheada e suculenta, sendo ideal para incorporá-la em preparos culinários. Sua casca é bem lisa e fina.

Além dessas mais comuns, há outros tipos com características muito próprias. É o caso da Laranja Navel, mais facilmente encontrada em locais de clima mediterrâneo, que possuem noites frias e dias quentes, casos da Espanha e Israel, mas também Austrália, África do Sul e o litoral da Califórnia, nos Estados Unidos.

Outro tipo mais raro de se encontrar no dia a dia é a Laranja Sanguínea ou Laranja de Sangue. Trata-se de uma variedade da laranja média, que possui casca um tanto quanto avermelhada (que pode ficar mais acentuada, dependendo da variedade da laranja), mas é no seu interior que a disparidade ressalta: ela possui um pigmento vermelho, daí advém o nome dela. Ela é desta forma por conta da presença da antocianina, um pigmento bem comum em diversos frutos e flores da natureza, porém, é incomum em citrinos, isto é, em frutos cítricos.

laranja fruta

O grau da coloração vai variar da intensidade da luz, da temperatura e da pureza da espécie. Este tipo de laranja é mais difícil de localizar, sendo encontrada em maior quantidade em regiões de clima mediterrâneo, em especial para o mercado de frutas secas. Assim como a Laranja Navel, a Laranja Sanguínea se dá melhor em locais com dias quentes e noites frias, que ajudam a dar uma coloração ainda mais vermelha em seu interior.

PROPRIEDADES DA LARANJA E SEUS BENEFÍCIOS

A laranja tem diversos elementos que são amplamente positivos para a saúde humana. É possível ver isso consultado a informação nutricional da laranja, apresentada em detalhes logo abaixo:

Calorias: 62 kcal;

Vitamina C: 69,7 mg (a vitamina que é a marca da laranja atua em várias frentes: dá mais resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos; previne gripes, infecções e fortalece a musculatura).

Fibras: 3,1 g (essas substâncias são fundamentais para o organismo, mesmo que não sejam digeridas. No intestino, elas carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente para fora do corpo humano, ajudando a baixar os índices de colesterol do sangue. Com isso, contribui na prevenção de doenças cardíacas e atua contra o câncer do intestino);

Carboidratos: 15,4 g (tais substâncias atuam como anticoagulantes e lubrificantes, impedindo o ressecamento dos olhos, por exemplo, além de atuar como cicatrizantes e ativar o sistema imunológico);

Proteínas: 1,2 g (são compostos orgânicos que ajudam a dar consistência e elasticidade aos tecidos, além de auxiliarem na defesa, como anticorpos, contra objetos estranhos no organismo. Também ajudam a dar mais energia);

Potássio: 237 mg (esse elemento atua na redução da pressão arterial, contribuindo na prevenção de ocorrências de acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas e outras doenças do coração. O potássio também auxilia quem tem problemas renais e excreção de cálcio fora dos níveis normais, impedindo a desmineralização dos ossos);

Como se vê, a laranja tem benefícios diversos, podendo ajudar inúmeras questões de saúde. Mas há também outros elementos que, em menor quantidade, também compõem um cenário bastante positivo. Por exemplo, a laranja carrega consigo a vitamina B1, também conhecida como tiamina, que é importantíssima para o metabolismo e para o funcionamento adequado do coração, do sistema nervoso e até mesmo dos músculos. Já a vitamina B9, chamada também de folato, ajuda no crescimento das células e na formação do nosso DNA.

laranja

Os benefícios da laranja advêm também dos compostos vegetais que a fruta possui. É o caso dos fenólicos, que ajudam para que a laranja tenha antioxidantes importantes para a limpeza do organismo – caso dos flavonoides. A laranja também carrega os carotenoides, muito comum em todos os frutos cítricos. Trata-se de uma classe de antioxidantes responsáveis pela coloração da fruta. Entre eles há o licopeno, um potente antioxidante, assim como o beta-cripto xantina, que o corpo humano o transforma em vitamina A.

AS CONTRIBUIÇÕES DA LARANJA PARA O EMAGRECIMENTO

A laranja possui tantas propriedades saudáveis que é muito requisitada para quem busca realizar uma dieta mais restritiva, diminuindo o consumo de gorduras e alimentos que engordam, ao mesmo tempo em que também procura itens mais naturais. E, basicamente, o caminho é esse: a laranja ajuda a emagrecer porque possui diversas substâncias que são favoráveis à nossa saúde, fazendo com que o corpo humano funcione melhor para as pessoas que a consomem regularmente. E, como os especialistas costumam dizer, quando o organismo funciona melhor, há uma alimentação mais regrada, além de uma preocupação maior em fazer atividades físicas, as chances de diminuir o peso são maiores.

Outro elemento que atua de forma favorável à ingestão de laranja a quem quer perder alguns quilos está no fato de que esta fruta ajuda na redução do apetite, dando maior sensação de saciedade ao organismo. Essa informação provém de uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, interior de São Paulo, que provou que o suco de laranja aumenta a produção no organismo de uma substância denominada leptina. Esse hormônio atua no hipotálamo, região do cérebro, e acaba inibindo os receptores de apetite.

suco de laranja

No entanto, um alerta: é necessário que o suco seja ingerido sem açúcar, caso contrário, o resultado poderá ser inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo. Vale mencionar também que a recomendação diária é de dois copos do suco por dia, conforme os pesquisadores da UNESP.

Nota-se que os benefícios da laranja para emagrecer são bastante animadores. Não à toa, cada vez mais pessoas que buscam uma vida mais saudável têm consumido a fruta in natura ou mesmo como suco. Para ajudar nesse processo, é indicado abaixo um tipo de suco que ajuda a potencializar os efeitos do emagrecimento de quem combina exercícios e dieta. Trata-se do suco de couve com laranja. Confira a seguir a receita:

Ingredientes

  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1/2 folha de couve manteiga;
  • 1/2 copo de água;

Modo de Preparo

Após espremer o suco de laranja em um copo, leve-o para o liquidificador, junto com a couve, preferencialmente fatiada, e a água. Em seguida, bata todos os ingredientes até a couve “sumir”. Sirva na sequência, de preferência sem coar e sem acrescentar açúcar.

Fonte: frutas.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/12/18 - Saúde Benefícios da Laranja
23/12/18 - Saúde Benefícios do Coco
20/12/18 - Saúde Benefícios da Goiaba
Enquete
Em qual horário você ouve nossa programação?

 Manhã
 Tarde
 Noite
 Madrugada







.

LIGUE E PARTICIPE

(87) 98107-1237

Visitas: 1423
Usuários Online: 11
Copyright (c) 2019 - Radio Novo Tempo Pernambuco - Todos os direitos reservados.