(87) 98107-1237

NO AR

Boa Noite NT

www.radiontpe.com.br

Saúde

Benefícios do Coco

Publicada em 23/12/18 as 19:28h por Radio Novo Tempo Pernambuco - 64 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Muito tem sido falado sobre os diversos benefícios do coco e seus derivados, como o óleo de coco, por exemplo, para a saúde e perda de peso. Essa delícia tropical ajuda a relaxar os nervos e os músculos, baixa o nível de pressão arterial, controla o nível de açúcar no sangue e produz um perfil lipídico mais saudável. Além disso, contribui para a imunidade, reduz a inflamação de articulações e auxilia no emagrecimento.

Tudo que o coco oferece é aproveitado: água de coco, polpa madura, polpa verde, leite de coco, óleo de coco, farinha de coco e o açúcar de coco. Esse último, além de ser versátil, pode ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, no preparo de um leite vegetal para os indivíduos que têm intolerância à lactose ou para os que estão seguindo uma dieta restrita sem laticíncios.

coco verde

BENEFÍCIOS DO COCO

A seguir falaremos sobre o uso de cada maneira de utilizar o coco e seus benefícios.

1. Água de coco

A água do coco verde é excelente fonte de minerais, sobretudo potássio, cálcio, magnésio, selênio, iodo, enxofre, zinco, manganês, ácidos orgânicos, aminoácidos e vitamina C. Esse líquido colabora para uma boa hidratação e na regulação do equilíbrio hidroeletrolítica, visto que é muito rica em potássio e outros minerais.

É sabido que alguns atletas e praticantes de atividades físicas substituem suplementos hidroeletrolíticos pela água de coco, haja vista que também auxilia no funcionamento do intestino.

A água de coco possui poucas calorias: um copo de 200 ml tem cerca de 40 calorias.

água de coco

2. Polpa de coco

A polpa de coco é rica em gorduras saturadas, diferentemente de outros óleos e gorduras vegetais. Entretanto, a gordura do coco é um tipo de triglicérides de cadeia média, sendo assim, é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado.

A polpa contém mais gordura, carboidrato e proteína e também é mais calórica.

Embora seja fonte de gordura saturada, estudos realizados não relacionam a gordura do coco com o aumento de doenças cardiovasculares, como o que ocorre com a gordura saturada encontrada em alimentos de origem animal.

Como é rica em gorduras e fonte de fibras alimentares, possui um bom índice glicêmico. Nesse sentido, o açúcar no sangue se eleva lentamente, controlando assim a saciedade e o acúmulo de gordura abdominal.

benefícios do coco


3. Óleo de coco

Embora o coco contenha um nível elevado de gorduras saturadas, elas são constituídas essencialmente por ácidos graxos de cadeia curta e média, não sendo armazenados pelo corpo e fornecendo energia imediata.

Pode ser utilizado no preparo de alimentos, consumido ao natural ou acrescentado em vitaminas e shakes, haja vista que auxilia na queima de gordura localizada e acelera o metabolismo, além de aumentar a sensação de saciedade e fornecer mais energia para as atividades físicas.

4. Leite de coco

O leite de coco também é extraído da polpa. Além disso, é possível fazer o leite de coco caseiro, que acontece a preservação das vitaminas, minerais e aproveitamento de todos os benefícios da fruta.
O leite, quando extraído da polpa do coco, contém ácido láurico, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, selênio, sódio, proteína e vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6. Além disso, o leite de coco caseiro é livre de aditivos químicos!

Caso queira fazer, basta picar a polpa em pedaços pequenos e bater no liquidificador com água morna e coar. Para o público vegano, vegetariano e/ou intolerante à lactose, essa é uma ótima substituição ao leite de vaca.

5. Farinha de coco

O resíduo do leite de coco caseiro é o produto utilizado para fazer a farinha, mas também é possível encontrá-la em supermercados.

Caso opte por preparar, deposite o resíduo em uma panela de fogo baixo e mexa constantemente. Em seguida, irá se transformar em uma farinha.

A farinha de coco é rica em fibras e livre de glúten. Nesse sentido, pode ser utilizada no preparo de bolos e tortas com a mesma eficácia. Contudo, como acontece com qualquer alimento fonte de gordura, se consumido em excesso pode acarretar o ganho de peso.

coco seco


6. Açúcar de coco

Esse tipo de açúcar tem alcançado cada vez mais as prateleiras dos supermercados. Embora não contenha menos calorias, apresenta mais vantagens ao organismo.

Como não passa por nenhum processo de refinamento, as vitaminas e minerais são mantidos e ainda possui baixo índice glicêmico quando comparado ao açúcar refinado. Nessa perspectiva, ocorre uma liberação de energia no organismo mais lenta do que habitual, evitando picos de glicose no sangue.

Quando for comprar o coco, opte pelos que estejam com a casca firme e sem pontos escuros ou moles. O coco maduro deve ser escolhido pelo peso e pela quantidade de água existente. A melhor época para compra desse é entre outubro e março.

RECEITAS COM COCO

Bolo de coco

No que tange a receitas, o bolo de coco de liquidificador é um bom exemplo de como utilizar o coco no preparo de refeições. Além de ser prático e fácil, é uma ótima opção para servir no café tarde e/ou da manhã. Sem mencionar que pode ser adaptado a todos os gostos. Confira a seguir a receita:

Seguem os ingredientes:

Para a massa você vai precisar de:

– 3 ovos;
– 2 xícaras de açúcar;
– 1/2 xícara de óleo;
– 1 xícara de leite;
– 100 gramas de coco ralado;
– 2 xícaras de farinha de trigo;
– 1 colher de fermento em pó;
– Margarina e farinha para untar; e
– Coco ralado para polvilhar.

Para preparar a calda você deverá reservar:

– 200 ml de leite de coco;
– 1 colher de amido de milho; e
– 1 colher de açúcar.

O modo de preparo consiste em bater no liquidificador os ovos, o óleo, o leite e o açúcar. Adicione o coco, a farinha e, por último, o fermento. É essencial que seja assado em forno médio pré-aquecido por volta de quarenta minutos.

Quanto à calda, os ingredientes deverão ser misturados em fogo baixo, mexendo até ferver. Jogue por cima do bolo ainda quente. Por fim, polvilhe o coco.

Fonte: frutas.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/01/19 - Estudo Biblico Haverá algo em que Confiar?
23/12/18 - Saúde Benefícios da Laranja
23/12/18 - Saúde Benefícios do Coco
Enquete
Em qual horário você ouve nossa programação?

 Manhã
 Tarde
 Noite
 Madrugada







.

WHATSAPP

(87) 98107-1237

Visitas: 4773
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2019 - Radio Novo Tempo Pernambuco - Todos os direitos reservados.