(87) 98107-1237

NO AR

Boa Noite NT

www.radiontpe.com.br

Saúde

Benefícios da Pitomba

Publicada em 20/12/18 as 10:02h por Radio Novo Tempo Pernambuco - 39 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

pitomba, cujo nome científico é Talisia esculenta, consiste em uma fruta considerada exótica. Ela é pertencente à família Myrtaceae, a mesma da jabuticabeira e da lichia. Seu cultivo é feito em larga escala na região do Nordeste, especialmente em Pernambuco, podendo ser encontrada em outras regiões do Brasil.

Seu nome tem origem no tupi e traz o significado de “sopapo” ou “bofetada”, além de também ser traduzido como “algo de pouco valor”. Esse é o motivo de, em algumas regiões do Brasil, ser usada a expressão “não vale sequer uma pitomba”. Entretanto, em vários lugares do país, muitas pessoas sequer sabem o que é pitomba.

Além da denominação mais comum da pitomba, outros nomes também são usados para ela, como Pitomba-da-mata, Pitomba-de-macaco, Olho-de-boi e também caruiri. Um nome pitoresco pelo qual a fruta também é conhecida é “chiclete de pobre”, isso devido ao fato de sua permanência no céu da boca por um bom tempo quando consumida.

pitombas

Por ser uma fruta muito apreciada em Pernambuco, acabou dando nome à festa mais tradicional da cidade de Jaboatão dos Guararapes, a Festa da Pitomba, que é dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres. O nome da festa também foi adotado porque o período da safra da fruta ocorre na mesma época de homenagem à santa.

O fruto da pitombeira é redondo, duro e revestido por uma casca quebradiça. Apesar de o fruto possuir uma casca dura, ela é aberta facilmente. Quando madura, apresenta a cor amarela, mas depois adquire uma tonalidade amarronzada com o passar do tempo. Ao romper a casca, encontramos a polpa e o caroço. Para identificar se a pitomba já está madura, basta se atentar à sua coloração. Caso a tonalidade seja marrom e a polpa na cor branca, está pronta para ser consumida.

A polpa da fruta pitomba apresenta uma cor esbranquiçada, com sabor suave entre o doce e o ácido, sendo agradável ao paladar e também consiste no alimento de espécies variadas de aves. Além disso, seu caroço é um adstringente muito útil para acabar com as diarreias graves. Já as folhas, por conterem grande quantidade de tanino, são usadas para impedir o apodrecimento do couro.

Uma proteína presente na pitomba mostrou-se eficaz no combate a fungos em plantações de cana-de-açúcar e café, também usada recentemente para evitar o surgimento de carunchos nos locais onde ficam estocados os grãos de soja e feijão.

Por se tratar de uma fruta que não possui grande importância econômica, a pitomba não é cultivada em pomares comerciais, sendo cultivada em quintais, praças e vendida em alguns mercados pelo país. Na região do Norte e Nordeste, geralmente é vendida em feiras livres e mercados municipais. Também é possível encontrar sementes e mudas vendidas em sites especializados em plantas.

Em Pernambuco, há o costume de alugar a árvore de pitomba. Para isso, o proprietário da árvore permite que todas as pitombas sejam apanhadas, em troca de uma pequena quantia de dinheiro.  Uma grande quantidade de frutas é arrecadada, já que a árvore fica carregada de pitombas. Até mesmo aquelas que não estão totalmente maduras são apanhadas.

pitomba fruta

A pitomba não costuma ser usada como ingrediente na culinária, mas há pessoas que se aventuram na preparação de receitas com o uso dessa fruta, além de sucos, doces, compotas de geleia e sorvetes. Apesar de não ser muito comum, ela é utilizada para o preparo de alguns bolos e até mesmo pratos salgados.

PROPRIEDADES DA PITOMBA

Apesar ser uma fruta pequena, a pitomba fruta para que serve? Seus benefícios para manter a saúde do nosso corpo são grandes. A forma de consumo pode ser feita in natura ou então como um licor. As propriedades que ela apresenta são inúmeras, como:

  • Vitamina C: ajuda a reduzir o estresse e na prevenção de gripes e resfriados.
  • Vitamina A: protege os olhos, ossos, fortalece as fibras capilares, além de ter ação antioxidante e melhorar o sistema imunológico e a aparência da pele.
  • Cálcio: previne o surgimento de doenças relacionadas aos ossos, cuida da saúde dentária e combate a hipertensão.
  • Ferro: previne a anemia, combate a fadiga e melhora o sistema imunológico.

BENEFÍCIOS DA PITOMBA

Conheça quais são os principais benefícios que essa fruta traz para o corpo, como o combate ao envelhecimento precoce, infecções e problemas intestinais.

Ajuda a prevenir o envelhecimento da pele

A fruta pitomba, por ser rica em vitamina C, apresenta ação antioxidante, o que combate os radicais livres no nosso organismo. Por conta disso, o envelhecimento precoce da pele é combatido, evitando o surgimento das rugas.

Ademais, a presença de ferro faz aumentar a produção do colágeno e também a elastina, que consistem em dois componentes essenciais para a manutenção da saúde da pele, pois fortalecem o tecido conjuntivo, retardando até mesmo o surgimento de rugas.

fruta pitomba

Fortalece os cabelos

A relação da pitomba com a saúde capilar está em seus benefícios para o crescimento dos fios e melhoria da aparência. Isso ocorre porque a vitamina A presente na fruta atua na restauração da hidratação dos fios, formando uma camada que retém a umidade natural. Além disso, retarda o envelhecimento e queda dos fios, reduz a opacidade e ressecamento.

Fortalece os ossos e o coração

Por possuir uma grande quantidade de cálcio, a pitomba ajuda no desenvolvimento dos ossos e também protege contra a osteoporose e outros problemas de saúde relacionadas. Já a vitamina A, também presente em grande quantidade na fruta, evita o crescimento deficiente e enfraquecimento ósseo.

O ferro presente na pitomba favorece a oxigenação das fibras musculares do coração, ajudando a prevenir as palpitações. Isso também proporciona um maior rendimento ao caminhar ou correr, evitando o cansaço e a respiração curta.

Previne gripes e resfriados

A vitamina C age em todas as células do nosso organismo, atuando no sistema imunológico e ativando a produção de glóbulos brancos. Isso causa o combate aos microrganismos responsáveis pela gripe e também resfriados.

Combate infecções e problemas intestinais

A ação antioxidante da pitomba aumenta a imunidade ao proteger a formação de radicais livres. A presença da vitamina A melhora o desenvolvimento das células brancas no sangue, o que favorece o sistema imunológico.

O caroço da pitomba é eficaz para tratar diarreias graves e, além disso, a fruta apresenta ação adstringente e fibras, o que é um fator muito benéfico para as pessoas com problemas intestinais.

Deixa o sangue mais saudável

O ferro existente nessa fruta promove a formação da hemoglobina que, além de ser fundamental para que as células do corpo tenham um bom funcionamento, traz mais energia ao organismo.

Ajuda na prevenção à anemia

A anemia é causada devido à redução de células vermelhas no sangue e provoca a sensação de fadiga, fraqueza muscular e aumenta a probabilidade de infecções. Por esse motivo, é importante o consumo de ferro, presente na pitomba, já que esse mineral consiste numa das substâncias principais para a produção da hemoglobina, pigmento que oferece a tonalidade vermelha ao sangue.

Reduz o risco de um AVC

A contribuição da pitomba na redução das chances de um acidente vascular cerebral (AVC) fica por conta da vitamina C. Isso porque, de acordo com pesquisas realizadas, pacientes que apresentavam quantidades maiores desse nutriente reduziram em 42% as chances de um AVC.

Protege a saúde dos olhos

A vitamina A contribui para a visão, protegendo as córneas. As córneas são as responsáveis por transmitir a luz que entra em nossos olhos. A falta dessa vitamina pode provocar problemas como cataratas, cegueira noturna e, em casos mais extremos, a cegueira total.

COMO PLANTAR PITOMBA

O pé de pitomba pode alcançar a altura de 12 metros. Quem deseja saber como plantar pitomba deve conhecer detalhes sobre o cultivo e florescimento, que ocorre entre os meses de agosto a outubro. A colheita acontece após alguns meses, de janeiro a abril.

O desenvolvimento da pitomba ocorre em zonas de clima quente e temperado. O plantio pode ser feito em canteiros, pequenos vasos ou em seu local definitivo. O solo que receberá a árvore deve ser profundo e bem drenado.

A árvore da pitomba apresenta uma copa arredondada, folhas compostas, pequenas e rígidas e flores na cor laranja. A poda pode ser feita, mas não é indispensável. O fruto da pitombeira pode ser conservado por semanas, sendo também resistente em viagens longas.

A estação chuvosa é a mais adequada para o plantio das mudas, que devem ser colocadas em covas com 40 a 50 cm de largura e de profundidade. Por serem plantas rústicas, não há a necessidade de cuidados específicos.

BEBIDA FEITA COM PITOMBA

Por ser falsa a afirmação de que a pitomba engorda (já que cada uma possui cerca de 3,6 calorias), ela é ideal para ser consumida por quem deseja emagrecer, pois possui substâncias que auxiliam nesse processo. Veja a seguir o suco de pitomba, como fazer de forma prática e com um resultado gostoso e saudável.

Suco de pitomba

  • 10 pitombas
  • açúcar a gosto
  • água
  • gelo

Modo de preparo

  1. Descasque as pitombas e remova os caroços. Coloque no liquidificador e acrescente o açúcar e o gelo. Adicione água até que todo o conteúdo fique submerso.
  2. Bata até que se forme um creme de textura homogênea. Em seguida, passe por uma peneira.
  3. O suco de pitomba está pronto para beber. Se preferir, adicione leite.
Fonte: frutas.com.br



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/12/18 - Saúde Benefícios da Laranja
23/12/18 - Saúde Benefícios do Coco
20/12/18 - Saúde Benefícios da Goiaba
Enquete
Em qual horário você ouve nossa programação?

 Manhã
 Tarde
 Noite
 Madrugada







.

LIGUE E PARTICIPE

(87) 98107-1237

Visitas: 1416
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2019 - Radio Novo Tempo Pernambuco - Todos os direitos reservados.