(87) 98107-1237

NO AR

Bom dia NT

www.radiontpe.com.br

Saúde

Benefícios do Limão

Publicada em 20/12/18 as 09:49h por Radio Novo Tempo Pernambuco - 94 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O limão é uma fruta bastante comum, cultivada com facilidade em todo o Brasil. Não é difícil você conhecer alguém que tenha um pé de limão no quintal de casa. Bastante popular pelo seu suco refrescante e utilizado na culinária como ingrediente em diversas receitas, como sobremesas ou tempero para carnes e frutos do mar, ele não passa despercebido como alimento auxiliar na prevenção e combate ao câncer, para prevenir o envelhecimento ou até mesmo auxiliar na perda de peso.

limão fruta

O limão é uma fruta bastante cítrica e uma de suas características é a boa concentração de vitamina C. Além disso, ele possui poucas calorias. Em média, são 26 calorias para cada 100 gramas da fruta. O limão é um fruto bastante versátil, além de sua polpa ser utilizada para sucos, as raspas da casca de limão também podem ser aproveitadas, pois possuem óleos essenciais.

Sua avó não estava errada quando dizia que o chá de limão com mel ou gengibre era tiro e queda contra gripes e resfriados. O que talvez ela não soubesse explicar é que entre as principais propriedades do limão está a sua capacidade de fortalecer a imunidade do organismo. O limão é um bom aliado, por conter muita vitamina C, na prevenção de doenças que atacam o trato respiratório.

Mas a fruta também possui ação contra outras doenças. Se você sofre com problemas como prisão de ventre, saiba que o suco do limão em jejum, consumido pela manhã, favorece o funcionamento do intestino. Já para quem sofre de enfermidades como o reumatismo e gota, o limão, por apresentar ação anti-inflamatória, colabora no alívio das dores decorrentes dessas doenças.

LIMÃO CONTRA O CÂNCER

O limão também está na classe de alimentos indicados para quem busca a prevenção contra câncer. Estudos têm apontado o limão como uma grande arma na eliminação de toxinas e agentes nocivos de nosso organismo. Ele tem mostrado ação em vários tipos de tecidos, com destaque para os do sistema circulatório.

A casca do limão apresenta uma substância chamada de d-limonemo. Trata-se de um composto químico oleoso, que também encontramos em outras frutas cítricas como a tangerina e a laranja. Esse composto, segundo estudos científicos realizados em seres humanos e animais, se mostra ativo no combate ao câncer.

Quem consegue inserir o d-limonemo em sua dieta tem mais probabilidade de manter suas células saudáveis. A substância estaria ligada à capacidade de combate ao câncer tanto na etapa inicial, quando surgem as primeiras células doentes, bem como durante o desenvolvimento da doença. Ou seja, ele ajuda na prevenção da doença e também no combate a ela, quando as células cancerígenas já se desenvolveram.

fruta limão

Os tipos de câncer contra os quais o d-limonemo se mostrou mais eficaz foram câncer de próstata, de mama, no intestino, pâncreas, estômago, fígado e contra as leucemias. Por isso, pessoas que ingerem diariamente sucos de frutas como o limão conseguem ter uma vida mais longa e com menos problemas de saúde.

ENTENDA A FUNÇÃO DO LIMÃO NO ORGANISMO

O limão age em nosso organismo como desintoxicaste. Ou seja, ele funciona como uma enzima que desativa os agentes ruins presentes em nosso organismo. O d-limonemo age de forma a fazer com que as células doentes cancerígenas morram, mas mantém as células saudáveis. Estudos realizados em ratos que receberam tratamento de quimioterapia, juntamente com doses de d-limonemo, apresentaram maior tendência de que, quando a doença não é eliminada, passasse a ter caráter benigno.

O limão não atua apenas contra o câncer. A função desintoxicante da fruta favorece também a prevenção contra o envelhecimento. Ele deixa a pele com melhor aparência. O limão também pode evitar infecções de fungos como cândida, pois apesar de ser um alimento ácido, depois de ingerido, acaba adotando caráter alcalino, que reduz a acidez do sangue.

Por ser diurético, beneficia a diminuição de inchaço no corpo e a redução da pressão arterial. O limão é indicado, ainda, para quem sofre de anemia. Isso porque ele consegue ajudar o organismo a absorver o ferro, quando é consumido em meio às refeições.

O LIMÃO E O DIABETES

Há muitos anos o limão faz parte da seleção de alimentos consumidos pelo homem. Com o tempo, o hábito de tomar água com limão se popularizou, a sabedoria popular disseminou os resultados para a saúde como um aliado contra o diabetes.

limão

Como explicado anteriormente, o limão, quando ingerido, acaba adquirindo propriedades alcalinas em nosso corpo. Isso também favorece o combate ao diabetes, conseguindo reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea. Ele pode ser consumido na forma de suco ou como tempero para saladas. Nessa mesma linha, ele também previne problemas cardíacos e circulatórios.

LIMÃO: BENEFÍCIOS PARA O EMAGRECIMENTO

Certamente você já ouviu falar que limão emagrece e escutou dicas para emagrecer que atribuem a perda de peso ao fato de se ingerir suco de limão em jejum. Basta uma busca rápida na internet para encontrar milhares de receitas que colocam essa fruta como elemento central para sucesso no emagrecimento. O que talvez essas receitas não informem é o porquê do limão ajudar na perda de peso.

Novamente, o motivo para o sucesso da fruta limão nesse quesito está em sua ação desintoxicante. Isso faz com que a fruta seja um excelente cosmético. Além de desintoxicar, o limão age como antisséptico. Ou seja, ele ajuda a purificar o corpo, agindo como um eliminador de toxinas.

O limão faz também com que seu corpo elimine líquido, acabando com a sensação de inchaço, especialmente para quem sofre com problemas de retenção de líquido. A fruta também promove sensação de saciedade. Assim, tomando suco de limão pela manhã, você tende a sentir menos vontade de comer antes da próxima refeição.

O ideal é preparar o suco de limão com casca, pois é nela que está a maior parte das vitaminas. Para quem não tem tempo para preparar ou não aprecia o tradicional suco de limão, existem outras opções. Basta colocar algumas rodelas da fruta dentro de uma garrafa de água mineral e ir consumindo a água durante o dia. Assim, também é possível aproveitar as propriedades do limão e seus benefícios.

OS TIPOS DE LIMÃO E A SUA EVOLUÇÃO NA HISTÓRIA

O limão tem o nome científico de citrus limonus. É uma das frutas pertencentes à família das plantas rutáceas. Ele se semelha com a laranja, podendo apresentar coloração mais esverdeada ou amarelada, de acordo com a espécie e onde é cultivado.

Existem diversos tipos de limão, como o limão siciliano, de casca lisa, o limão cravo, limão galego, limão branco, limão rosa e limão bravo. Relatos apontam que o da casca lisa e o galego são os que mais apresentam capacidade de curar e prevenir doenças, sendo os mais indicados para quem busca este fim.

limão verde

O fruto é originário da Índia, onde é produzido em larga escala. O limoeiro, pode apresentar, quando a planta é jovem, folhas de cor mais avermelhada. Já na idade adulta, as folhas costumam apresentar a cor verde escura, com textura lisa e brilhante, deixando as nervuras à vista. Os frutos tendem a manter o formato oval, com pequenas saliências nas extremidades. A casca é esponjosa, podendo ser verde ou amarelada. O sumo é ácido e rico em vitamina C.

De acordo com a espécie cultivada, o fruto pode se apresentar maduro no outono ou no inverno. Outras espécies amadurecem na primavera e no verão. Além de alimento, o limão também é usado na indústria de licores, perfumes e ingredientes de confeitaria, sendo comum na mesa de muitos brasileiros.

O valor medicinal do limão é conhecido há milhares de anos. Entre os árabes, o limão passou a ser difundido como remédio na região da Palestina e no Egito. Foi o conquistador Alexandre “o Grande” quem levou, durante o período de suas conquistas, o limão para a Europa.

Povos do mundo antigo como os gregos, os romanos e os árabes acreditavam que o limão era uma fruta milagrosa. Especialmente gregos e romanos acreditavam na chamada “panaceia universal”, ou seja, em uma planta que seria capaz de curar todas as doenças. Diante de suas propriedades, a fruta era que mais se aproximava desse conceito é o limão, por ser eficaz contra diversos tipos de enfermidades.

CUIDADOS COM O LIMÃO

Apesar de ser um excelente alimento, o consumo do limão requer alguns cuidados. O limão pode causar malefícios. Quando o suco de limão entra em contato com a pele, podem ocorrer manchas e queimaduras caso haja exposição ao sol. É recomendado, após espremer ou ingerir limão lavar com atenção as mãos e o rosto para evitar acidentes.

Por ser um alimento ácido, a fruta limão pode acarretar problemas nos dentes, causando incômodo em pessoas que tenham maior sensibilidade. Também por conta da sua acidez, o consumo em excesso de limão leva a perda do esmalte natural dos dentes. Por isso, a sugestão para pessoas que sofram de sensibilidade e de perda da esmaltação é fazer uso de canudo para ingerir o suco. Por fim, a dica é sempre consumir com moderação.

Fonte: frutas.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/07/19 - Estudo Biblico Estudos
22/01/19 - Estudo Biblico Haverá algo em que Confiar?
Enquete
Em qual horário você ouve nossa programação?

 Manhã
 Tarde
 Noite
 Madrugada







.

WHATSAPP

(87) 98107-1237

Visitas: 6509
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2019 - Radio Novo Tempo Pernambuco - Todos os direitos reservados.