(87) 98107-1237

NO AR

Bom dia NT

www.radiontpe.com.br

Saúde

Benefícios da Acerola

Publicada em 20/12/18 as 08:12h por Radio Novo Tempo Pernambuco - 30 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A acerola (nome científico podendo ser Malpighia glabra, M. punicifolia ou ainda M. emarginata), contém mais de 150 fitonutrientes, é uma das mais ricas fontes de vitamina C do planeta e tem mostrado um potencial promissor em vários âmbitos da saúde humana.

A acerola é nativa do estado mexicano de Iucatã, podendo ser encontrada atualmente no sul do país, em regiões da América Central e do Sul como Porto Rico, República Dominicana e Brasil. A fruta também já está sendo cultivada no extremo norte dos Estados Unidos, mais especificamente no estado do Texas, e em áreas subtropicais da Ásia, como a Índia.

Ela é conhecida por ser extremamente rica em vitamina C, embora também contenha vitaminas A, B1, B2 e B3, bem como carotenoides e flavonoides, que proporcionam importante valor nutritivo e antioxidante.

fruta acerola

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA C

O ácido ascórbico ou vitamina C ajuda a combater infecções, fortalece o sistema imunológico, evita a formação de coágulos sanguíneos, regenera tecidos da pele e é capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, já foi comprovado experimentalmente que dietas ricas em vitamina C ajudam a reduzir o risco de câncer, especialmente os de mama, pele e colo do útero.

Da mesma forma, a acerola é um remédio tradicional para o escorbuto, uma doença causada por deficiência de vitamina C. Por este motivo, a acerola tem sido usada como fonte comercial de vitamina C em suplementos alimentares assim como em outros produtos alimentícios.

O QUE A CIÊNCIA DIZ SOBRE A ACEROLA

Fruta de interesse comercial, a acerola tem sido investigada por cientistas de todo o mundo, e os estudos realizados até agora forneceram alguns resultados impressionantes. Como exemplo, um estudo publicado em 2011, numa revista sobre alimentos vegetais e nutrição humana, provou que a acerola protege contra o estresse oxidativo, que é responsável por  provocar o envelhecimento precoce além de várias doenças.

Estudos mais recentes indicaram a capacidade da acerola para aumentar a atividade antioxidante de outros frutos e sementes. Outra matéria mostrou ainda que  o extrato de acerola ajudou a parar o crescimento e a propagação de um câncer de pulmão.

Pesquisas mostraram ainda que o ácido ascórbico, a partir de fontes naturais tais como acerola, é mais facilmente absorvido pelo corpo humano do que aquele que é produzido sinteticamente. Num estudo, bebês que consumiram suco de maçã suplementadas com acerola demonstraram crescimento acima ou na média esperada e um desenvolvimento desejável para a sua idade e peso.

acerola

Os níveis de vitamina C no sangue foram acima da média para todas as crianças após a introdução suco de maçã suplementado com acerola na dieta. Além disso, nenhuma reação alérgica foi registrada durante este estudo, sugerindo que acerola, misturada com o suco de maçã, é uma alternativa melhor ao suco de laranja (que é potencialmente capaz de causar mais alergia) para a obtenção de vitamina C pela dieta.

Com o amadurecimento da acerola, a concentração de vitamina C diminui devido à exposição do fruto ao oxigênio do ar. Essa degradação precisa ser delongada para preservar o valor nutricional da fruta. O tratamento adequado e o armazenamento a frio podem ajudar a limitar a perda de vitamina C nas frutas já colhidas.  Um estudo mostrou que a armazenagem a frio de frutos a 18° C, além de limitar a perda de vitamina C, também pode conservar algumas das qualidades organolépticas do produto da colheita, como a cor, o odor, a textura e o sabor.

Uma pesquisa mostrou ainda que os antioxidantes encontrados na acerola podem auxiliar a retardar a libertação de açúcar na corrente sanguínea. Esta regulação da insulina e glicose é um meio crucial de prevenir picos de diabéticos e quedas, que podem ser perigosos (ou até mesmo fatal) para pessoas que sofrem de diabetes. A acerola não só ajuda a prevenir o aparecimento da doença, mas também regula o nível de açúcar no sangue em indivíduos saudáveis.

ACEROLA: BENEFÍCIOS E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Já foi demonstrado que a acerola melhora o metabolismo,  além de normalizar a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Seu conteúdo de folato ajuda a regenerar células e o cobre encontrado na fruta auxilia na absorção de ferro.

Dentre outros benefícios da acerola, pode ser citada sua capacidade de regular os níveis de colesterol e proteger contra a aterosclerose (endurecimento das artérias). A acerola também tem sido recomendada pelas suas propriedades anti-virais e adstringentes. Ela é usada em produtos cosméticos para ajudar a combater o envelhecimento, rugas, hiper-pigmentação e acne.

acerola fruta

As substâncias chamadas antocianinas presentes na acerola (responsáveis pela cor vermelha da fruta) também ajudam a tratar as gripes comuns e dores de garganta. Além do mais, antocianinas têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias e podem aliviar dores de cabeça e febre, assim como o ibuprofeno e a aspirina.

A acerola é também repleta de vitamina A e beta caroteno, dois antioxidantes que ajudam a:

  • melhorar a visão;
  • prevenir a catarata e hemorragias retinianas;
  • aliviar a artrite;
  • atuam como agentes antitumorais.

Aliada a esses benefícios, a fibra alimentar presente na acerola ajuda a limpar resíduos do intestino, auxiliando em casos de constipação ou diarreia, além de muitas condições dos rins e fígado. A acerola pode até mesmo ativar hormônios anti-stress, oferecendo um  tratamento útil em casos de depressão e ansiedade.

A acerola pode ajudar inclusive na perda de peso. Ela não é só é baixa em calorias, gordura e sódio, como possui altas propriedades nutricionais. Além disso, ele acelera o metabolismo corporal e regula os níveis de colesterol e de açúcar no sangue; ajudando a reduzir o risco de obesidade.

Considerando suas informações nutricionais, a cada 100 gramas de acerola, uma pessoa ingere mais de mil miligramas de ácido ascórbico, 146 miligramas de potássio e 1,1 grama de fibra alimentar. Tudo isso consumindo apenas 32 calorias e quase nada de gorduras.

O nível de ácido ascórbico encontrado na acerola representa em torno de 1,5 a 3,5% do peso da fruta. Isso significa que um copo pequeno de suco de acerola, pode chegar a conter 35mg/3L de vitamina C, o equivalente a 14 litros de suco de laranja.

A acerola ainda é considerada uma fonte de vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), além de minerais como o ferro, cálcio e fósforo.

ACEROLA: CULTIVO E PRODUÇÃO

Por muitos anos, o pé de acerola ou aceroleira, que cresce como um arbusto, tem sido cultivada como planta ornamental em áreas subtropicais onde floresce durante todo o ano, sendo mais comum de abril a novembro. A acerola pode atingir uma altura média de 3 a 5 m com um tronco curto delgado que é 0,5 a 1 m de altura, e 7 a 10 cm de diâmetro.

acerolas

O fruto amadurece num período de 3 a 4 semanas após a floração, sendo que aproximadamente 80% dos frutos maduros são comestíveis. Algumas variedades podem ser muito azedas e ácidas, ao passo que outras são consideradas mais doces. Estas últimas tendem a ser mais populares.

O plantio da acerola teve um intenso crescimento a partir do final do século XX, e hoje é considerada uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, especialmente pela produção da polpa congelada da fruta.

ACEROLA: SUCO E OUTRAS DICAS DE CONSUMO

O suco de acerola oferece os benefícios da fruta e tem a vantagem de ser facilmente preparado. Basta bater algumas unidades da fruta ou polpa no liquidificador com água, coando e adoçando a gosto em seguida. A polpa pode também ser utilizada para o preparo de receitas como a de vitamina de acerola em que se prepara o suco de acerola com leite.

Além do suco tradicional a acerola pode ser incorporada em receitas com outras frutas e legumes, como limão e a cenoura.

Além do suco elas podem ser utilizadas para o preparo de molhos, xaropes, geleias, mousses, licores ou ainda adicionados em iogurtes e salada de frutas, para dar um toque diferente a essas receitas.

Por fim, se a preferência for pelo consumo da fruta inteira, mesmo muito azeda, uma dica é mergulhá-la em mel ou chocolate derretido para um deleite saboroso.

CHÁ DE FOLHA DE ACEROLA: PARA QUE SERVE E COMO FAZER

Se o intuito é emagrecer, a receita de chá de folha de acerola serve para eliminar o excesso de gordura abdominal, devendo ser ingerido em jejum além de meia hora antes das principais refeições, o que irá garantir maior saciedade.

O preparo ideal envolve macerar as folhas da acerola em um pilão, adicionar água fervente e deixar em infusão por aproximadamente 15 minutos, coando em seguida. A esta receita podem ser adicionados, a fim de potencializar a ação da acerola, especiarias como canela e cravo, ou ainda outras frutas como maçã e abacaxi.

Fonte: frutas.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/01/19 - Estudo Biblico Haverá algo em que Confiar?
23/12/18 - Saúde Benefícios da Laranja
23/12/18 - Saúde Benefícios do Coco
20/12/18 - Saúde Benefícios da Goiaba
Enquete
Em qual horário você ouve nossa programação?

 Manhã
 Tarde
 Noite
 Madrugada







.

LIGUE E PARTICIPE

(87) 98107-1237

Visitas: 3109
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2019 - Radio Novo Tempo Pernambuco - Todos os direitos reservados.