(87) 98107-1237

NO AR

Boa Noite NT

www.radiontpe.com.br

Saúde

Benefícios do Cajá

Publicada em 20/12/18 as 08:03h por www.fruta.com.br - 19 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O cajá é uma fruta típica do norte e nordeste brasileiro, que pertence ao mesmo gênero do umbu ou imbu (Spondias mombin L.). Essa fruta possui casca lisa e fina e conta com uma polpa suculenta e sabor agridoce. Vale mencionar que o cajá já era parte da alimentação dos índios desde a época do descobrimento e, embora possa ser encontrado em quase todo o território brasileiro, os nomes podem sofrer variações. Na região Amazônica, por exemplo, o cajá é conhecido como taperebá.

O cajá gosta de exposição solar plena e de solos de textura arenosa a média, além de baixos valores de pH, rico em nutrientes, úmido, profundo e bem drenado. Sua plantação é feita por semente e a propagação é feita por divisão de raízes. Cabe destacar que os espaçamentos entre plantas devem ser entre oito e dez metros. Essa planta não tem necessidade de água.

A árvore do cajá, chamada de cajazeira, pode crescer até 20 metros de altura e as folhas compreendem entre 20 e 45 centímetros de comprimento. Em um primeiro momento, a fruta pode ser vista na cor verde, contudo, a luz é responsável por converter a cor em amarelo no processo de amadurecimento. Uma vez que isso acontece, é possível notar uma camada mais resistente e fina e a acidez é mais acentuada. Pode ser encontrada em diversas cores, sejam elas: verde, vermelha, roxa, laranja e amarela, a mais comum.

O cajá possui um papel muito importante como fonte medicinal para inúmeras enfermidades. Além da fruta em si, as partes da árvore, casca, folhas e raízes podem ser utilizadas para induzir um parto sem sangramento e dores, por exemplo.

Para as pessoas que sofrem de problemas digestivos como diarreia, prisão de ventre e cólica, as folhas da cajazeira podem ser muito eficazes. Além disso, as aplicações destas podem atuar na cicatrização de feridas, cortes e queimaduras.

Muitas pessoas se questionam quanto às diferenças existentes entre o cajá e o cajá-manga. A verdade é que se trata da mesma fruta mas de tipos diferentes. Nesse sentido, será possível encontrar vendedores oferecendo tanto um quanto o outro, visto que contam com a mesma aparência e sabor parecidos.

No que tange às diferenças entre o cajá e a siriguela, embora a semelhança seja real, são duas frutas distintas. Por dentro, a siriguela tem um sabor doce e o caroço é arredondado, diferentemente do cajá.

O umbu-cajá é um híbrido do cajazinho com o umbu, cuja árvore é um símbolo do semiárido nordestino. Essa árvore produz um tubérculo com capacidade de armazenar água e, devido a essa capacidade, é chamada de “Árvore sagrada do sertão”. É bastante utilizado para molhos de frutos do mar, além de ter acidez na medida certa para fazer ceviche e temperar saladas.

PROPRIEDADES DO CAJÁ

Abaixo apresentaremos as propriedades do cajá no organismo dos indivíduos.

  1. Fonte de vitamina C

Os cajás são ricos em vitamina C e agem como um antioxidante natural, logo, protegem o corpo dos ocasionados por radicais livres.

A partir do momento que uma pessoa consome uma porção de 100 gramas de cajá, fornecerá ao corpo cerca de 46,4 miligramas de vitamina C. Uma vez que essa porção seja incorporada à alimentação, estará garantido de 30 a 49% da dose diária de vitamina para manter o corpo saudável.

Adicionalmente, a vitamina C contribui com a produção de colágeno, o qual é responsável pela saúde da pele, ligamentos, tendões e cartilagem. O cajá pode, ainda, reduzir o nível de fadiga pós treino, visto que combate o cansaço e garante um melhor condicionamento físico.

  1. Protege contra doenças cardiovasculares

Estudos já comprovaram a eficácia de antioxidantes contidos no cajá, além de terem demonstrado que são ricos em antioxidantes, quando comparados a medicamentos destinados a tratamentos cardíacos. Foi possível descobrir, também, que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol.

  1. Combate a anemia

Uma vez que o indivíduo consuma 100 gramas de cajá, estará contribuindo com 2,8 miligramas de ferro para o corpo, porção essa equivalente a 35% da ingestão diária recomendada. Esse nutriente assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos essenciais para o transporte de oxigênio.

A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, logo, o indivíduo que possuir uma quantidade elevada de ferro em suas alimentações, garantirá a produção regular de glóbulos vermelhos.

  1. Baixo teor de gordura

O cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Trata-se de uma fruta ideal para quem deseja perder peso e garantir qualidade de vida.

  1. Dentes e ossos fortes

É sabido que o cálcio, encontrado em abundância no cajá, é um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes. Diante disso, uma dieta equilibrada com a presença do cajá é fundamental para se ter ossos mais forte e um sorriso mais saudável.

Uma vez que os níveis de cálcio estão regulares no organismo, a possibilidade de torções e lesões são reduzidas. A vitamina A também atua para manter saudável os ossos do corpo. Sendo assim, o cajá também auxilia no combate da osteoporose.

Feitas essas considerações, observe abaixo os benefícios do cajá para a sapude.

BENEFÍCIOS DO CAJÁ

  1. Ajuda no processo de emagrecimento

A fruta possui baixo teor calórico, portanto, pode ser ingerida sem culpa. Para que o resultado seja mais eficaz, busque combinar a alimentação com a prática de atividades físicas.

  1. Oferece bem-estar

Segundo estudos feitos por nutricionistas, o cajá contempla um elevado teor de carotenoides, substâncias essas que contribuem para a saúde como um todo, além de deixar o organismo saudável e nutrido.

  1. Melhora a saúde dos músculos

No cajá estão presentes os nutrientes responsáveis por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. É importante acrescentar que a fruta é rica em fósforo, logo, pode ser muito eficiente na dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos.

  1. Previne a TPM

Essa fruta possui um papel importante quando o assunto é hormônio feminino. O cajá é fonte de vitamina A, B, C e muitos outros minerais importantes. A combinação destes pode conter as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

COMO FAZER SUCO DO CAJÁ?

O suco de cajá é uma ótima pedida para os dias de verão. Posto isso, para fazer o suco, você deverá pegar dez unidades da fruta com casca, retirar o miolo e colocar no liquidificador. Em seguida, um litro de água deverá ser adicionado. Adoce com açúcar ou adoçante e processe. Está pronto para beber!

Fonte: frutas.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/12/18 - Saúde Benefícios da Laranja
23/12/18 - Saúde Benefícios do Coco
20/12/18 - Saúde Benefícios da Goiaba
Enquete
Em qual horário você ouve nossa programação?

 Manhã
 Tarde
 Noite
 Madrugada







.

LIGUE E PARTICIPE

(87) 98107-1237

Visitas: 1419
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2019 - Radio Novo Tempo Pernambuco - Todos os direitos reservados.